Porque toda mamãe deveria aprender as técnicas para extrair o leite materno e conservá-lo? Essa e outras perguntas são bem simples de responder na verdade, na grade maioria dos casos as mamães hoje em dia, além de cuidar da família geralmente trabalham fora de casa. E logo precisará voltar para seu emprego o que dificultará a amamentação do seu bebê e essas técnicas de extrair leite materno são para ajudar a manter o máximo de tempo possível o seu bebê em contato com o melhor alimento do mundo, o leite materno.
A mamãe e sua família devem obter e conhecer a técnica de extração manual do leite materno desde o princípio. Aliás, já na fase gestacional e nos primeiros dias pós-parto, pois será fundamental esvaziar um pouco a mama em caso de congestão nos primeiros dias. E para que posteriormente possa tornar uma grande ajuda para conseguir um banco de leite em casa que facilitará, por exemplo, a volta da mãe na vida profissional quando completar o seu período de licença.
A Base de toda técnica deve-se levar em consideração a higiene e a estimulação do reflexo de descida do leite. Como medida de higiene, deve lavar sempre as mãos com água e sabão, incluindo escovar as unhas.
Não é necessária a pré limpeza dos mamilos, com exceção do banho diário onde se fará uma higiene natural do seu corpo como um todo. Não descarte as primeiras gotas de leite esse alimento tão rico deve ter aproveitamento máximo.
Se aconselhada a mão a não falar muito durante a extração e apenas tocar no recipiente (externo) e nas mamas nunca nos mamilos, vejamos bem, suas mãos tocam em dinheiro te ajudam com sua higiene pessoal e geralmente as pessoas não sabem como lavar as mãos direito. Por esse motivo, na hora de extrair o leite materno segure o recipiente por fora e só toque nas mamas, ok?
Uma outra coisa muito importante é como fazer para estimular a descida do leite materno. O reflexo de ejeção, ou descida do leite, pode ser estimulado com a mãe em posição confortável e relaxada, pensando no filho ou olhando para ele (mesmo em uma fotografia) ou tocando-o, se possível.
Além disso, pode-se aquecer a mama com compressas mornas e úmidas, massageando suavemente (em círculos e/ou radiais, como se fosse pentear com os dedos), toques suaves e sacudindo ou “rolando” levemente o mamilo entre o polegar e o indicador.
Com a prática, as mamães podem estimular mais facilmente o reflexo ou, quando uma mãe está acostumada a extrair leite, pode não precisar mais estimular o fluxo de leite.
A localização dos dutos de leite deve ser feita apalpando suavemente a mama 3-4 cm atrás do mamilo, até encontrar um local que pareça uma corda com nós ou fileira de ervilhas. Em seguida, deve-se colocar o polegar em cima dos dutos e o indicador no lado oposto, podendo apoiar o peito com os demais dedos dessa mão ou com a outra mão.
A compressão da mama sobre os dutos é feita após a localização e consiste em puxar a mama para trás em direção às costelas pressionando os dutos com os mesmos dedos (polegar e indicador), o que ajuda o leite a fluir em direção ao mamilo.
Então se libera a pressão e o movimento de apertar e soltar, repetido até que o leite comece a vazar, o que pode levar alguns minutos. O colostro pode sair em gotas, pois é grosso e sua quantidade é pequena, depois pode sair o leite após iniciar o reflexo de ejeção.
Quando o fluxo de leite diminui, o polegar e o indicador são movidos ao redor da borda da aréola para outra seção e o movimento de pressionar e soltar é repetido.
Porém quando falamos de armazenamento do leite materno, é preciso levar em consideração que ele deve ser colocado em recipientes bem lavados e enxaguados, não sendo necessário fervê-los. Estes devem ser de boca larga e com tampa, idealmente de vidro ou policarbonato duro, próprios para a conservação de alimentos.
Nunca faça em sacos de polipropileno devido ao risco de liberar substâncias tóxicas para o leite. No caso de utilização de sacos, devem ser os comercializados especificamente para este fim.
É aconselhável armazenar apenas 60-120 ml por recipiente, e cada recipiente deve ser rotulado com a data e se possível com hora também. Ademais, visto que algumas forma de armazenar podem contar por horas, para sempre usar primeiro o leite mais antigo.
Depois de extrair o leite Materno a conservação depende da temperatura, tanto no freezer como no ambiente, da mesma forma que a conservação dos alimentos. Aliás, pelo que se deve estar atento à utilização que cada família em particular dá ao seu freezer. Se deixado em temperatura ambiente, o leite materno é mantido por até 6 horas, tempo durante o qual o teor de anticorpos é garantido.
O recipiente onde foi coletado o leite, que pode ser uma garrafa, copo ou outra vasilha que você ache melhor. Entretanto, deve ser tampado e deixado em local limpo e seco, protegido da luz solar e do calor. O leite materno extraído é conservado em geladeira ou refrigerador por 24 ou 48 horas. Sendo aconselhável não colocá-lo na porta da geladeira para evitar as mudanças de temperatura que ocorrem a cada abertura e fechamento da mesma.
No caso de conservação no congelador podem ficar conservados até 1 mês e no caso de freezer, poderá ficar até 3 meses. Sim, freezer e congeladores são diferentes!
Para o transporte, recomenda-se um refrigerador portátil de fibra de vidro ou poliestireno expandido (isopor) com pilhas de gelo em seu interior. Dessa forma, para gerar uma temperatura semelhante à da refrigeração, desde que o tempo de transporte não seja prolongado.
Ao descongelar o leite armazenado, se recomenda usar água quente da torneira ou um recipiente com água quente. Então, no qual se coloca o recipiente até atingir a temperatura ambiente. Ideal é transferir o leite do congelador para a geladeira com menos de seis horas de antecedência. Assim, para que ele siga um lento processo de descongelamento. Nunca se deve colocar leite no micro-ondas ou deixar ferver, pois perderá suas propriedades.
Depois de pronto, o leite é oferecido à criança; Caso não consuma, deve-se descartar o excesso que tenha encostado nos lábios.
Atualizado em 21/05/2023
Dicas para preparar irmãos mais velhos para a Chegada do Novo Bebê, incluindo comunicação, envolvimento… Leia mais
Descubra os sintomas comuns do primeiro trimestre de gravidez e como aliviá-los com dicas práticas… Leia mais
Aprenda como evitar estrias na gravidez em 3 passos: alimentação saudável, hidratação e controle de… Leia mais
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Leia Mais