Acidentes podem acontecer a qualquer momento em nossas vidas, sabemos também que é bem comum acontecer com as crianças menores. Aliás, existem coisas que podem ser evitadas e outras, que quando não são evitadas necessitam de intervenções de manobras de primeiros socorros e/ou intervenções médicas em crianças.
Porém, quando se trata de um acidente provavelmente não teremos tempo para esperar o socorro chegar e por esse motivo você, como papai ou mamãe, deverão estar preparados para prestar um socorro e assim poder salvar a vida do seu anjinho.
Existem várias situações que uma criança pode necessitar de socorro, por exemplo, engasgar-se com algum objeto impedindo a passagem de ar, quedas principalmente as de cabeça, queimaduras, desmaios, até mordedura de animais e por aí vamos longe porque a lista é grande.
Portanto, para ajudar você a estar bem preparada para qualquer situação, elaboramos esse guia completo de primeiros socorros em crianças com várias dicas para estar preparada em qualquer situação.
Então, a forma de proceder em caso de aspiração, vai depender muito de como é a criança e sua idade. Uma criança que está passando pelo processo de engasgo, com algum objeto ou comida, de qualquer idade, porém está podendo respirar, tossir, falar ou chorar.
Vamos agir de uma forma com ela, já que a tosse é um mecanismo natural que permite a remoção de corpos estranhos localizados nas vias aéreas.
Se seu filho tossir, não tente outras manobras, pois isso poderá piorar a obstrução. Não tente tirar o objeto da boca da criança com os dedos, pois isso pode empurrá-la ainda mais. Aliás, contate o seu médico ou algum estabelecimento de saúde imediatamente.
Criança menor de 1 ano que não consegue respirar, chorar ou tossir, tosse muito fraca ou começa a ficar cianótica (ficar de coloração azulada). Esta situação requer uma intervenção rápida. Sendo assim, chame alguém para procurar assistência médica e ajudá-lo. Inicie as manobras de primeiros socorros imediatamente.
Aliás, esse tipo de manobras de primeiros socorros tem 10 passos que você pode seguir. No início, vai parecer bem difícil, mas posso te garantir é mais fácil do que parece. Então vamos lá!
Coloque a criança de barriga para baixo em seu antebraço, apoiando a cabeça e o pescoço firmemente com a mão.
Sempre mantenha a cabeça abaixo do nível do peito. Então, descanse o antebraço na coxa para suportar o peso.
Desfira 4-5 golpes nas costas entre as omoplatas com a base da mão livre. Aliás, lembre-se que é um bebê ou uma criança muito pequena e frágil que está nesta situação, seu nervosismo não vai adiantar muito. Os golpes devem ser firme, mas não com tanta força.
Se a respiração não for retomada, coloque a criança com rosto para cima em seu antebraço. Mantenha a cabeça abaixo do nível do peito. Então, coloque 2 dedos (meio e anelar) no meio do esterno, abaixo dos mamilos, e faça 4-5 movimentos rápidos de compressão torácica.
Se mesmo assim a criança não está respondendo e permanece engasgada e sem respirar, repita os passos anteriores (1, 2 e 3) até que a criança expulse o corpo estranho e consiga retomar a respiração ou perca a consciência.
Se a criança perder a consciência ou for encontrada inconsciente, coloque-a de costas em uma superfície firme. Então, insira o polegar na boca, colocando a língua e a mandíbula entre ele e o dedo indicador. Tente levantar a língua e a mandíbula, tentando ver o fundo da boca.
Se o corpo estranho estiver visível, tente removê-lo com um deslocamento lateral dos dedos (movimento de varredura). Não insira nenhum dedo na direção da garganta, pois isso pode inserir o corpo estranho mais profundamente. Aliás, nunca tente remover o corpo estranho às cegas.
Se a manobra acima for ineficaz, estenda levemente a cabeça da criança com uma das mãos e levante o queixo com a outra. Portanto, certifique-se de que a boca permaneça aberta. Cubra o nariz e a boca da criança com a boca e faça 2 respirações artificiais lentas, 1-2 segundos cada. Se o tórax se expande, é sinal de que o obstrução foi superada
Se o tórax não expandir após as duas respirações realizadas, repita a manobra anterior. (Novamente estenda a cabeça e levante o queixo. Então, certifique-se de que a boca permaneça aberta. Cubra o nariz e a boca da criança com a boca e faça 2 expirações artificiais lentas de 1-2 segundos cada). Aliás, se o tórax continuar imóvel, significa que a obstrução não foi ainda superada.
Repetir as manobras indicadas nos pontos 1, 2 e 3. (Aplicar golpes nas costas e compressões torácicas).
Sendo assim, repita as manobras indicadas nos pontos 5, 6, 7 e 8, até que a criança expulse o corpo estranho, respire sozinha ou as respirações artificiais sejam efetivas.
Depois de passar por essa sequência, você pode suspender a ressuscitação por um instante para chamar ajuda médica. Aliás, lembre-se que os números de telefone do serviço de emergência devem estar à vista, perto do seu telefone.
Da mesma forma que os menores de um ano. Se a criança conseguir respirar, tossir, falar ou chorar, não tente fazer
nenhuma manobra, pois poderia piorar a obstrução. Então, entre em contato com seu médico de família, que recomendará as próximas etapas.
Entretanto, Se a criança não consegue respirar, está cianótica ou tosse muito fraca, chame alguém para procurar assistência médica e ajudá-lo e comece com as seguintes manobras.
Abrace a criança por trás, colocando os braços sob as axilas.
Descanse o punho com o polegar na linha média do abdome, acima do umbigo. Então, enrole a outra mão em volta do punho.
Realize 5 compressões rápidas, direcionando o punho para trás e para cima, sem tocar os ossos do peito
Repita os passos 1, 2 e 3 até que a criança volte a respirar, o objeto seja removido ou a criança perca a consciência. Certifique-se de que alguém ligou para o 192.
Então, se a criança perder a consciência ou for encontrada inconsciente, coloque-a de costas em uma superfície firme.
Insira o polegar na boca da criança, colocando a língua e a mandíbula entre ele e o dedo indicador. Tente levantar a língua e a mandíbula, tentando ver o fundo da boca.
Se o corpo estranho estiver visível, tente removê-lo com um movimento de varredura dos dedos. Não insira nenhum dedo na direção da garganta, pois você pode inserir o corpo estranho mais profundamente. Nunca tente remover o corpo estranho às cegas.
Se a manobra acima for ineficaz, estenda levemente a cabeça da criança com uma das mãos e levante o queixo com a outra. Sendo assim, certifique-se de que a boca permaneça aberta. feche o nariz menino, apertando-o com o polegar e o indicador.
Então, cubra a boca da criança com a boca e faça 2 respirações artificiais lentas de 1-2 segundos cada. Aliás, se o tórax se expande, é sinal de que a obstrução foi superada.
Se o tórax não expandir após as duas respirações realizadas, repita a manobra anterior. (Novamente estenda a cabeça e levante o queixo.
Certifique-se de que a boca permaneça aberta. Dessa forma, feche o nariz da criança, apertando-o com o polegar e o indicador. Cubra, com a boca, a da criança e dê 2 respirações artificiais lentas de 1-2 segundos cada). Então, se o tórax continuar imóvel, significa que a obstrução ainda não foi superada.
Caso a manobra anterior não tenha surtido efeito, ajoelhe-se ao lado da criança ou acima de seus membros inferiores.
Descanse uma mão na linha média do abdômen, acima do umbigo e abaixo das costelas e do esterno. Coloque a outra mão em cima da anterior. Então, realize 5 compressões abdominais, direcionando as mãos para as costas e a cabeça da criança
Se a obstrução não for superada, repita os passos 5, 6, 7 e 8, até que a criança expulse o corpo estranho, respire sozinha ou as respirações artificiais sejam efetivas.
Depois de passar por essa sequência por 1 minuto, você pode suspender a ressuscitação por um instante para chamar ajuda médica. Então, lembre-se que os números de telefone do serviço de emergência devem estar à vista, perto do seu telefone.
Mergulhe a extremidade queimada em água fria ou cubra a área com uma toalha umedecida em frio até que a dor desapareça (geralmente por mais de 15 minutos).
Então, tratamento semelhante ao anterior.
Então, leia mais em Crianças.
Atualizado em 22/05/2023
Dicas para preparar irmãos mais velhos para a Chegada do Novo Bebê, incluindo comunicação, envolvimento… Leia mais
Descubra os sintomas comuns do primeiro trimestre de gravidez e como aliviá-los com dicas práticas… Leia mais
Aprenda como evitar estrias na gravidez em 3 passos: alimentação saudável, hidratação e controle de… Leia mais
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Leia Mais