Bebês

Técnica de Amamentação: Passo a Passo

Publicado por
Equipe Mamãe Informada

Fique por dentro da técnica de amamentação que facilitará na hora mais importante da alimentação do seu bebê

A técnica de amamentação é o procedimento ou conjunto de procedimentos pelos quais a amamentação é realizada. A posição da mãe, a posição e colocação da criança no peito, a frequência, a duração e o término das mamadas precisam ter a devida consideração.

Sim, existem maneiras e a técnica de amamentação irá te surpreender com os resultados. Sabemos que tem coisas que muitas vezes ninguém te fala, e na hora de amamentar não é diferente. E para te ajudar esse artigo vem te mostrar algumas coisas importante que você deveria saber!

Qual a melhor posição para amamentar?

A mamãe pode amamentar sentada ou deitada, desde que esteja confortável e relaxada, para que possa segurar a criança junto, sem muito esforço, para isso deve ter as costas e os pés adequadamente apoiados.

Com a prática, as mamães poderão amamentar em diferentes posições e circunstâncias. Por isso não se preocupe, agora você deve procurar um lugar e uma posição confortável para você. Lembre-se que isso é extremamente importante para você e para seu bebê, essa primeira estratégia vai te ajudar muito em relação a amamentação.

Qual é a posição do bebê na hora de amamentar?

A posição da criança geralmente tender-se-á mais fácil que a da mamãe, visto que para amamentar, a criança pode ficar em várias posições confortáveis, mas devem ter atenção as seguintes condições de conforto. A cabeça e o corpo devem estar em linha reta (orelha, ombro e quadril na mesma linha). O rosto deve estar voltado para o seio da mãe. Assim, com o nariz voltado para o mamilo (parte superior lábio abaixo do mamilo) à medida que se aproxima da mama.

O corpo da criança deve ficar próximo ao da mãe e voltado para ela. Se for um recém-nascido, a mãe deve embalá-lo com um braço, apoiando o bumbum do bebê, não apenas a cabeça e os ombros.

Técnica de Amamentação: Colocação da criança ao peito

A mamãe pode apoiar o seio para oferecê-lo colocando o polegar acima e quatro dedos abaixo, afastados do mamilo, é o chamado C-hold. Portanto, diferente do clamp ou scissor hold, em que a mãe coloca dois dedos acima e três abaixo do seio, muitas vezes próximo ao mamilo. Assim, impedindo assim que a criança se aproxime o suficiente para pegar bem o seio e mantê-lo dentro da boca. A mãe deve apontar o mamilo em direção ao nariz da criança e estimular o reflexo de busca, tocando os lábios no seio.

Quando o bebê naturalmente inclina a cabeça para trás e abre bem a boca em resposta a estímulos, a mãe deve aproximá-lo da mama com um único movimento rápido. Entretanto, suave, da mão ou do antebraço, maximizando assim a quantidade de mama liberada.

Leva para dentro da boca, que deve incluir o mamilo e grande parte ou toda a aréola (dependendo de seu tamanho), principalmente sua parte inferior. O lábio inferior deve ficar voltado para fora, a ponta do nariz próxima ao peito da mãe e o queixo deve tocar o peito. Sendo assim, para que a criança respire sem dificuldade.

Dificuldades maternas mais frequentes na amamentação

Mamilos chatos ou invertidos

A intervenção mais eficaz para tratar mamilos planos ou invertidos é estimular e formar o mamilo antes de amamentar. Para um mamilo plano (não invertido), o mamilo é massageado ou uma compressa fria é aplicada para ajudá-lo a sair.

Leia Também

Se for um mamilo invertido, a mãe deve ser ensinada a formar o mamilo colocando o polegar 3-4 cm atrás do mamilo (com os dedos por baixo) e empurrando para trás em direção ao peito. Sendo assim, funciona melhor na posição deitada de lado. Uma bomba ou seringa invertida sem o êmbolo pode ajudar a everter o mamilo imediatamente antes da alimentação nos casos em que o mamilo não está completamente preso.

Mamilos rachados

A dor das rachaduras começa com a mamada, aliviada se a pegada tiver correção após as primeiras mamadas da criança. Se a rachadura for leve ou recente, pode se resolver em vinte e quatro horas, garantindo técnica adequada de amamentação e aplicando leite materno na aréola e no mamilo após cada mamada, deixando-o secar ao ar ou expondo-o ao sol, lâmpada ou calor seco por alguns minutos.

Se a trinca for extensa e profunda, uma aderência adequada da bebê ao seio. Portanto, experimentando diferentes posições até encontrar uma que cause menos dor, como colocar o bebê sentado de frente para a mãe. A alimentação deve ser iniciada com a mama menos afetada. Frênulo sublingual curto e micrografia (queixo muito pequeno) da criança são causas menos frequentes de má aderência e fissuras.

Se apesar de todas as dores ou fissuras não melhorarem, deve-se considerar a possibilidade de superinfecção por bactérias ou fungos, o que requer o início do tratamento farmacológico prioritariamente. Se houver dor excessiva ou erosão e o sangramento piorar, recomenda-se remover leite a cada 3-4 horas para oferecê-lo à criança com um copo ou seringa por 24-48 horas.

Técnica de Amamentação: Congestão mamário

Possui três elementos: Congestão e aumento da vascularização, acúmulo de leite e edema secundário ao inchaço e obstrução da drenagem linfática devido ao aumento vascular e enchimento dos alvéolos.

A congestão primária tem sua causa por mamadas pouco frequentes ou insuficientes, nas quais as mamas acabam aumentadas e endurecida, mas o leite extraído. Na congestão secundária, além do acúmulo de leite, ocorre edema no interstício da mama, que em casos extremos leva à obstrução dos dutos; as mamas ficam duras, doloridas, quentes e, em alguns casos, vermelhas, o que dificulta a extração do leite.

O uso de panos de água morna nas mamas e massagens circulares suaves com a mão na pele (ou com pente, na roupa), considerados como medidas de tratamento, antes de colocar a criança na mama.

A extração manual do leite antes da mamada pode facilitar a pega da criança ao seio, diminuindo a tensão da aréola. Compressas frias ou de gelo podem ser colocadas no peito entre as mamadas para aliviar a dor. A mãe precisa de repouso e deve mamar com mais frequência no seio congestionado com técnica adequada, bem como usar analgésicos prescritos pelo médico e técnicas de relaxamento.

Gostou de “Técnica de Amamentação: Passo a Passo”?

Então, leia mais em Bebês.

Artigos Recentes

Preparando o Enxoval do Bebê: Lista Completa do Essencial Sem Gastar Muito

Aprenda a montar um enxoval do bebê completo e econômico com dicas práticas e uma… Leia mais

02/04/2025

Posso tingir o cabelo durante a gravidez?

Pintar o cabelo na gravidez é seguro? Saiba quais tinturas usar, quando é recomendado e… Leia mais

31/03/2025

Violência Obstétrica: Impactos na Mãe e no Bebê

Entenda o que é violência obstétrica, seus impactos na mãe e no bebê, e saiba… Leia mais

28/03/2025

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Leia Mais